Chegamos ao nosso quinto mês de Dicas Sierra Guinchos e neste mês de agosto vamos fazer uma lista de dicas muito úteis para assegurar o perfeito estado do veículo. Seguindo essas dicas você vai conseguir transitar seguramente com seu veículo viajando com sua família em total segurança para você e todos os motoristas.

Manual do proprietário: A leitura integral do manual do proprietário do veículo é um bom começo. O motorista deve conhecer o veículo que dirige e as recomendações de utilização, conservação e segurança feitas pelo fabricante.  Se você não leu, fique tranquilo, você não é o único, poucos têm o hábito de conferir as instruções passadas pelas montadoras, mas o manual é de extrema importância, principalmente nos veículos zero quilômetro. Uma leitura com atenção vai evitar, por exemplo, que você perca a garantia contratual ou provoque danos ao seu veículo. Cada fabricante define a quilometragem ou o tempo em que o veículo deve ser submetido a uma revisão dos componentes. Essas revisões devem ser feitas na concessionária autorizada e devidamente carimbadas no manual do automóvel para que caso ocorra algum problema mais grave a garantia possa ser acionada e a falha corrigida sem nenhum custo adicional ao proprietário. No manual do seu veículo existem as marcas de peças recomendadas para reposição, pneus, lubrificantes, óleos e palhetas dos limpadores são alguns exemplos de peças fabricadas por algumas marcas e são recomendadas pela montadora do seu veículo. No manual você encontra o significado e o motivo pelos quais as luzes do painel podem acender, luzes de Airbags, ABS, óleo e temperatura são alguns exemplos que podem acender ao identificar algum problema no sistema. Gosto comum em quase todos os donos de carros, a personalização é extremamente prejudicial à garantia do veículo, no manual você vai encontrar quais são as personalizações permitidas e quais podem acarretar na perda da garantia. Caso seu veículo tenha vários comandos e você não seja um expert no assunto, precisará ler o manual do veículo para entender a função de todos esses dispositivos, desembaçador de vidro, GPS, câmera de estacionamento, rádio, recirculação de ar entre outras funções e explicações são encontradas no manual do veículo.

 

Local

 Extintor de incêndio: É importante verificar regularmente a carga do extintor, sua validade e também saber como utilizá-lo, em caso de necessidade (soltar a trava que prende o extintor ao assoalho do veículo; com o extintor na mão, retirar o pino do gatilho; acionar o gatilho disparando o pó químico na base da chama); Lembrando que em caso de incêndio no seu veículo saia imediatamente e acione os bombeiros. O uso do extintor só é recomendado para pequenos focos de incêndio.

extintor-abc-lei

 Aceleração: A aceleração não pode falhar. Quando se pisa no acelerador, a resposta deve ser “imediata”. Muitos motores podem perder potência de forma brusca e um teste de percurso é fundamental para se diagnosticar uma falha tão perigosa que pode colocar a segurança sua e de sua família em risco.  Por isso ao perceber alguma falha do motor, procure imediatamente a oficina de sua confiança. O veículo precisa ter um arranque e aceleração suficiente para realizar uma ultrapassagem segura.

 Como-fazer-uma-ultrapassagem-com-segurança-min-300x188

 Direção: Se houver “jogo” ou vibração no volante é necessário uma revisão imediatamente. Muitas pessoas consideram que a vibração no volante é apenas decorrente do tempo de utilização do carro, mas não é bem assim. Essa vibração pode acarretar diversos problemas se não for checado o quanto antes, além de levar a um custo elevado de manutenção. Acredite: além do perigo de andar com o carro com algum problema, essa vibração faz com que mesmo inconscientemente os motoristas se sintam mais cansados. A força para manter o volante estável, com o tempo desgasta o motorista fisicamente, uma viagem de mais de 2 ou 3 horas, por exemplo, vai interferir no desempenho humano, causando dores nos braços e ombros e cansaço, lembra do nosso último post que fala sobre a fadiga, as vezes você esta se cansando devido ao problema com seu veículo. Carros maiores, como SUVs, necessitam de uma força maior para mantê-los estáveis, por isso é tão importante fazer essa análise diariamente. Ao menor sinal de vibração no volante, procure rapidamente a sua oficina de confiança.

 

vibração-no-volante

Luzes: Todas as luzes do veículo são importantes, pois além de auxiliar na visão do motorista, são itens de segurança como, luz de freio, seta, farol alto fazem a extrema diferença na direção, a noite em um local com pouca ou nenhuma iluminação, um carro funcionando apenas um farol, pode ser facilmente confundido com uma moto, possivelmente provocando acidentes. É dever de todo motorista verificar rotineiramente se todas as luzes do veículo estão funcionando adequadamente. Não ande com lâmpadas queimadas ou faróis desregulados, pois além de comprometer sua segurança e de todos, de acordo com o artigo 230 do CTB, essa é uma infração de natureza média e o valor da multa é de R$ 130,16. Ser autuado também gera quatro pontos à CNH do infrator.

 veiculos-620x357

Pneus e rodas: Verificar o alinhamento e balanceamento das rodas garante uma melhor dirigibilidade, além de evitar desgastes anormais em outras partes do veículo. Calibrar os pneus (a pressão incorreta provoca desgaste irregular e afeta a estabilidade e dirigibilidade). O pneu deve ser calibrado a frio e não se esqueça de manter o estepe em boas condições para que o mesmo esteja sempre em boas condições quando for precisar pois alguns só descobrem que o estepe está com problemas na hora em que mais precisam dele. No nosso post de abril passamos várias dicas sobre como estender a vida útil do pneu do seu veículo.

 

desconto.png

Freios: Deve-se verificar o nível de fluído de freio e trocá-lo periodicamente, de acordo com a recomendação do fabricante encontrado no manual. Havendo qualquer sinal de vazamento, procure a sua oficina de confiança imediatamente. Não esquecer de avaliar o estado das lonas, pastilhas, panelas das rodas e disco de freio, substituindo-os se necessário. O freio é o item primordial de segurança, pois sem ele existe a enorme possibilidade de fatalidade.

images

Óleo:Verificar o nível de óleo e trocá-lo periodicamente. A falta ou excesso de óleo pode provocar sérios danos no veículo. Já explicamos em nosso post de junho a importância de substituição do óleo motor e mais algumas dicas para manter seu veículo em pleno funcionamento.

 

g_d06852602abceb14b95abbc0ba8ec64d

 Combustível: Não espere o combustível chegar na reserva para fazer o abastecimento. Desse modo, você estará evitando ficar parado em lugares inadequados e perigosos, atrapalhando o tráfego e correndo o risco de ser multado. Em nosso post de maio, explicamos quais são as consequências causadas pela pane seca e o que elas trazem para o veículo.

 

saiba-como-economizar-combustivel

Limpadores de para-brisa: Eles não devem deixar manchas no vidro, pois isso poderá prejudicar a visibilidade, principalmente em tempos chuvosos, em um temporal um limpador de para-brisa faz muita diferença para uma direção segura e eficaz. Troque no menor sinal de desgaste ou quando não está cumprindo com a tarefa.

palheta-vw-polo-sedan-2002-a-2008-limpador-de-para-brisa-D_NQ_NP_21093-MLB20203638362_112014-F

Buzina: A buzina é um item dos equipamentos obrigatórios do veículo. A utilização da buzina automotiva é de extrema importância, principalmente no trânsito. Quando um motorista usa a buzina com responsabilidade ele melhora as condições e a lentidão do trânsito, evitando também acidentes. Utilizar a buzina para expressar agressão e estresse é bastante perigoso. Muitos motoristas já estão cansados do trabalho e da correria do dia a dia e isso pode acabar causando brigas desnecessárias. A utilização da buzina deve ser feita de forma consciente para ajudar e não prejudicar.

buzina-paquerinha-bosch-cr8-12v-grave-agudo-original-1Vazamentos: Verificar periodicamente ao arredor do veículo certificando que não está havendo vazamentos, qualquer vazamento de óleo, fluídos ou agua, pode ocasionar na perda total do motor. Outro vazamento que deve ser verificado é no sistema de escapamento, que implica no gasto excessivo de combustível e poluentes.

vazamento-de-óleo

 Ter um veículo demanda muito cuidado e responsabilidade, lembre-se sempre dessas dicas para manter seu veículo funcionando de forma segura para você, sua família e os demais motoristas, como já dizemos nos nossos outros posts, o barato sempre sai caro, economizar em alguma manutenção periódica pode implicar em um gasto maior.

Essa foi mais uma dica da série Dicas Sierra Guinchos. Todos os meses voltaremos com mais

Sierra Guinchos – Nós cuidamos com você.