Os pneus são itens de extrema importância pois comprometem a segurança e a integridade do veículo.

Seja antes de viajar, ou mesmo periodicamente, sempre é importante verificar o estado dos pneus. Estar com eles em estado irregular é considerado infração grave, com perda de cinco pontos na carteira e pagamento de multa de R$ 195,23, sem contar que o carro pode ter sua dirigibilidade e seu consumo prejudicados.

A Sierra Guinchos preparou para você algumas dicas que ajudam você na manutenção dos pneus de seu veículo:

  • Condições dos pneus: quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, existem indicadores nos sulcos dos pneus, o chamado TWI, identificados por um triângulo na lateral. Quando o pneu atingir esses indicadores é o momento da troca. Também é importante inspecionar as laterais dos pneus em busca de bolhas e calosidades. Elas indicam que a estrutura interna foi comprometida e o pneu precisa ser substituído imediatamente, pois corre o risco de explodir em movimento.
TWI discretíssimo na banda lateral
TWI discretíssimo na banda lateral

pneu-twi

 

  • Calibragem e Pressão: A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil, além de prejudicar o consumo de combustível do carro. O motorista deve checar as pressões dos pneus em intervalos de, no máximo, duas semanas, mantendo a indicada no manual do proprietário e em etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível. Lembre-se de efetuar a calibragem com pneus frios e que a pressão indicada pode de acordo com a condição de carga do veículo.
Calibrador de 1949
Calibrador de 1949 Foto: Mônica Imbuzeiro
  • Estepe: muitas vezes esquecidos, eles são fundamentais para que você não fique no meio da estrada. Nunca esqueça de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda e triângulo. É válido acrescentar ao kit um pano para limpar as mãos se necessário
  • Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora o comportamento dinâmico, garantindo economia de combustível. Também é válido fazer o rodízio dos pneus periodicamente, sempre seguindo as especificações do fabricante do carro.

calibrar-pneu

  • Condução do veículo: O modo como você dirige o seu carro pode influenciar muito o estado e a durabilidade dos seus pneus. Uma dica é evitar mudanças de direções bruscas assim como freadas inesperadas, isso porque elas consomem os pneus desnecessariamente.Não se pode ignorar o fato de que excesso de velocidade gera danos aos pneus. Isto ocorre porque ao acelerar há acúmulo de calor à parte interna, gerando desgaste da borracha. Também é importante prestar atenção na superfície por onde se dirige, deve-se evitar aquelas estradas irregulares, acidentadas ou cheias de detritos, além de não estacionar em locais onde o solo contenha óleo, gordura, gasolina e outros químicos. Sempre que possível, verifique se não há nenhum objeto estranho acumulado nas bandas de rodagem (que são aquelas frestas que existem em todo pneu). Se houver, retire-os, uma chave de fenda pode ser muito útil nesse processo.

Como-Evitar-a-Aquaplanagem-17

  • Peso total do seu veículo: O peso do veículo é um fator muito importante no desempenho dos pneus. Não é incomum que em alguns momentos você tenha que dirigir com o seu carro lotado, em condições de carga máxima. Porém, é importante que isso não vire uma rotina, pois o carro cheio todos os dias pode deformar os pneus e ainda ocasionar problemas na suspensão e na embreagem do veículo. Além disso, não se esqueça que a manutenção preventiva de freios, molas e rolamentos é muito importante e deve ser sempre realizada no período correto.
  • Compre Pneus de boa procedência e qualidade:  Deve-se sempre comprar pneus de qualidade, assegurados conforme testes do INMETRO, que no Brasil representa o principal órgão fiscalizador de qualidade. Economizar na compra do Pneu, pode-se transformar na falta de segurança, procure pneus de marcas confiáveis e valores compatíveis, desconfie caso o valor do pneus esteja muito barato.

cuidados-pneu

  • Pneu Careca ou Fora da Validade: O ditado é antigo: Pneu careca não presta. Quem trafega nestas condições de modo provável vai ter a surpresa do pneu furado, o que demanda trocas por estepe e sujeira na roupa, algo detestável à grande parte dos motoristas. Outro dos cuidados com pneus é seguir o prazo de validade descrito nas embalagens. Sem esta informação os motoristas não imaginam qual a data em que devem providenciar as trocas e ficam suscetíveis aos danos do pneu inválido. Lembrando que pneu careca é considerado infração grave, com perda de cinco pontos na carteira e pagamento de multa de R$ 195,23

Essas são algumas dicas que a Sierra Guinchos preparou para você ter mais segurança e confiança e ir sempre mais longe em suas viagens.

Sierra Guinchos – Nós cuidamos com você